quinta-feira, 16 de junho de 2011

São João Nordestino, o melhor do país...

Bandeirinhas, balões, fogueiras, forró, quadrilhas e muita comida típica.
Em junho, o Nordeste fica enfeitado para saudar Santo Antônio, São João e São Pedro, nos festejos juninos


        O som do forró animando os ‘arraiás’ toma conta dos estados nordestinos no mês de junho. As cidades ficam mais coloridas e promovem megaeventos concorrendo entre si, em busca do título do melhor São João do Brasil. Disputas à parte, o que vale é a alegria contagiante que toma conta das festas juninas, enriquecidas de belas apresentações de quadrilhas e shows populares.
        Apesar de não ser feriado nacional, a época das festas juninas é celebrada em todo o Brasil. De origem européia, essas festas são uma longínqua herança da festa pagã do solstício de verão, que também era celebrada no dia 24 de junho do calendário juliano (calendário anterior ao gregoriano utilizado nos dias de hoje). A festa foi rebatizada com o nome de Festa de São João ao ser cristianizada durante a Idade Média e homenageia importantes santos católicos, tais comoSanto Antonio (13 de junho), São João (24 de junho),São Pedro (29 de junho), entre outros.
        Sem dúvida, o ponto alto da festa é o da realização da Quadrilha, onde os participantes, disfarçados com roupas ao estilo caipira, dançam aos pares, realizando todo tipo de evoluções. Também conhecida como Saruê, Baile Sifilítico ou Mana-Chica em outras regiões do Brasil, a Quadrilha Caipira geralmente é liderada por um rapaz e uma moça, que fazem o papel de "noivos". O enredo da Quadrilha, geralmente, se resume ao seguinte: o pai da "noiva", furioso pelo avançado estado de gravidez da filha, força o "noivo" a casar-se com ela. Ao contrário do que se poderia pensar, o tom da Quadrilha não é trágico, mas sim cômico, sobretudo pela resistência do "noivo" em aceitar o casamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

São João Nordestino deve ser muito divertido de se visitar!!!

Querida, estou fazendo um sorteio no meu blog, venha participar!:
http://barbieesanrioavenda.blogspot.com/
bjs,
barbie.